– PRODUTOS –
Velas
A cera vegetal das nossas velas resulta da transformação de resíduos de azeites e óleos vegetais, minimizando assim o consumo de recursos naturais, e prevenindo a contaminação de água e dos ecossistemas do planeta, pois cada 1 litro de óleo vegetal alimentar pode contaminar 1 milhão litros de água.
Para além disso, o carbono libertado durante a queima das nossas velas já fazia parte do ciclo natural, o que torna a sua emissão neutra em carbono.
A cera das nossas velas contém maioritariamente óleos vegetais alimentares usados, aos quais adicionamos uma formulação de ceras vegetais e fragrâncias que resultam em velas ecológicas perfumadas.
As nossas velas têm uma queima de longa duração. O tempo de queima irá depender do tamanho da vela e quantidade de cera.
Exemplos:
1 – vela com 130g: 30 horas de tempo de queima
2 – vela com 170g: 50 horas de tempo de queima.
Para saber o tempo de queima de cada modelo das nossas velas consulte na descrição de produtos individual.
Devido à composição das velas feitas com óleos vegetais ser maioritariamente vegetal a sua cera é natural e biodegradável.
Logo podem degradar-se, alterando a sua cor e/ou aroma ao longo do tempo, especialmente se não forem armazenadas corretamente. Nesta situação, a sua vela arderá normalmente.
Isto é mais provável que aconteça às velas que são deixadas à luz direta do sol (ou fontes de calor) ou que não são armazenadas num recipiente.
Para obter os melhores resultados, queime as nossa velas no prazo de 12 a 24 meses após a compra.
As nossas fragrâncias incorporam alguns compostos naturais e são sintetizadas em laboratório com base em processos na “green chemistry”.
Desta forma garantimos um processo de produção e utilização mais seguro e sustentável.
O facto de estarmos a utilizar óleos alimentares usados, segundo a norma Diretiva Europeia 2009/28/EC “13, classifica as nossas velas e as velas feitas por si como neutras em carbono.
Para além de que o carbono libertado durante a queima destas velas já fazia parte do ciclo natural, o que torna esta emissão neutra em carbono.
As nossas velas e kits DIY são criados e produzidos em Portugal de forma responsável e com fornecedores locais.
Kits -faça você mesmo-
Os nossos Kits DIY são um compromisso conjunto de sustentabilidade ao permitirem que qualquer pessoa possa fazer as suas velas ecológicas e perfumadas em casa, através da reutilização dos seus resíduos de azeites e óleos vegetais alimentares.
Assim minimiza o consumo de recursos naturais e previne a contaminação de água e dos ecossistemas do planeta, pois cada 1 litro de óleo vegetal alimentar pode contaminar 1 milhão litros de água.
Para além disso, o carbono libertado durante a queima destas velas já fazia parte do ciclo natural, o que torna a sua emissão neutra em carbono.
É uma formulação feita pela O2W composta por ceras vegetais e fragrância, que ajudam a solidificar e a neutralizar os óleos alimentares usados.
As nossas fragrâncias incorporam alguns compostos naturais e são sintetizadas em laboratório com base em processos na “green chemistry”.
Desta forma garantimos um processo de produção e utilização mais seguro e sustentável.
Sim, todos os nossos kits já incluem pavios.
Também temos pavios vendidos em separado que pode encontrar na nossa página de produtos aqui.
O facto de estarmos a utilizar óleos alimentares usados, segundo a norma Diretiva Europeia 2009/28/EC “13, classifica as nossas velas e as velas feitas por si como neutras em carbono.
Para além de que o carbono libertado durante a queima destas velas já fazia parte do ciclo natural, o que torna esta emissão neutra em carbono.
As nossas velas e kits DIY são criados e produzidos em Portugal de forma responsável e com fornecedores locais.
– FAZER VELAS –
Óleos
Sim, para fazer as suas velas pode utilizar qualquer tipo de óleo vegetal alimentar ou de cosmética (ou misturas de óleos/azeites). Estes óleos vegetais podem ser usados, expirados ou virgens, se preferir.
A qualidade e aspeto do óleo irá interferir diretamente no qualidade, aspeto e desempenho das suas velas. Tenha em conta que, quanto mais claro o óleo for, mais clara será a vela; assim como, quanto mais escuro o óleo for mais, escura a vela será.
Nunca utilize óleo de motor ou óleo mineral.
Para mais informações, consulte a lista de óleos vegetais recomendados no nosso guia: COMO FILTRAR ÓLEOS VEGETAIS PARA FAZER VELAS
Sim. Para que a experiência de fazer a sua vela seja a melhor possível, aconselhamos que filtre o óleo vegetal usado após a sua utilização para eliminar partículas de alimentos, sujidade e água.
Se os óleos forem virgens ou expirados não é necessário filtrar.
Antes de utilizar o óleo filtrado, deixe repousar 24h. Para, em caso de presença de água, a mesma separar-se do óleo em 2 camadas. (A camada inferior é água e a camada superior é óleo). Quando for utilizado verta lenta e cuidadosamente a camada superior para um recipiente que possa ser aquecido no micro-ondas.
Para mais informações sobre como filtrar os óleos vegetais usados consulte o nosso guia: COMO FILTRAR ÓLEOS VEGETAIS PARA FAZER VELAS
Sim. Aconselhamos que o óleo seja previamente filtrado/coado antes de ser armazenado para evitar degradação precoce ou alteração de odor do mesmo.
Após a filtragem deixe repousar 24h.
Em caso de presença de água, irá formar-se duas camadas. A água ficará no fundo e o óleo ficará no topo. Transfira o óleo (camada superior) lenta e cuidadosamente para outro recipiente adequadamente selado, estando assim pronto a ser armazenado.
Para mais informações sobre como armazenar os óleos vegetais usados consulte o nosso guia: COMO FILTRAR ÓLEOS VEGETAIS PARA FAZER VELAS
Aquecimento
A nossa recomendação para aquecer 100ml de óleo é de 1 minuto no micro-ondas, em que se for necessário aqueça novamente em períodos de 30 segundos.
O tempo referido nas instruções, relativamente ao micro-ondas, é meramente indicativo dado que existem diversas variáveis condicionantes, como: o material e espessura do recipiente utilizado no aquecimento, a quantidade de óleo e a potência real do micro-ondas.
Para mais informações sobre fazer uma vela, consulte o nosso guia: COMO FAZER A MELHOR VELA DO MUNDO
Se seguiu o tempo indicado nas instruções e após misturar muito bem a cera em pó e esta não dissolveu totalmente, aqueça mais 30 segundos no micro-ondas.
O tempo indicado nas instruções é para 100ml de óleo, se a quantidade de óleo que utilizar para fazer a sua vela for superior pode colocar mais tempo (2 minutos).
Pode fazer as suas velas no fogão em banho-maria.
O aquecimento em banho-maria deve ser feito na temperatura mínima, para que o óleo não aqueça em demasia, ou entre mesmo em ebulição. Isto serve para evitar um aumento da deterioração do óleo e a evaporação da fragrância quando misturado com o óleo demasiado quente, e daí resultarem velas de desempenho e qualidade inferior.
Adicione a cera e misture continuamente (óleo + cera). Antes da cera estar completamente dissolvida, desligue o fogão e continue a agitar até a mistura ficar homogénea. A cera está pronta a ser vertida para o recipiente da vela.
Ceras
Caso não disponha de uma balança de cozinha, pode utilizar a medida para farinha nos copos medidores.
Pode também recorrer a uma colher de sopa, sendo que 3 colheres de sopa equivalem a 20g de cera (aproximadamente).
Para qualquer dimensão da sua vela basta respeitar a medida: 20g de cera perfumada para cada 100 ml de óleo (vela standard).
Mantendo esta proporção pode fazer velas de qualquer dimensão.
Exemplos:
1 – vela com o triplo do tamanho da vela standard: 60g para 300 ml de óleo
2 – vela com metade do tamanho da vela standard: 10g para 50 ml de óleo.
Sim, pode reutilizar a cera residual que fica no copo após a queima da vela.
Basta retirar o que resta do pavio, aquecer no micro-ondas ou banho-maria (dependendo do tipo de recipiente) e verter a cera liquefeita para o copo onde está a fazer uma nova vela.
Sim. Não existe qualquer inconveniente desde que respeite as quantidades indicadas nas instruções.
Misturar 2 ou mais ceras é uma forma criativa de fazer novos e interessantes aromas de velas. Recomendamos que faça algumas velas de teste para ter a certeza de que está a obter o resultado da fragrância que deseja.
Copos e recipientes
Sim. Basta retirar o que resta do pavio para que o copo possa novamente ser utilizado para o mesmo efeito. Os resíduos (cera) que possam existir podem ser igualmente incorporados na nova vela.
Para os limpar, basta retirar os resíduos com papel de cozinha, por exemplo, e colocar tudo no lixo orgânico. Assim que este passo esteja concluído
Velas coloridas
Sim. Basta adicionar as nossas pepitas coloridas disponíveis nas cores CMYK.
Para mais informações sobre como fazer velas coloridas, consulte o nosso guia: GUIA DE CORES PARA FAZER VELAS COLORIDAS
As pepitas de cor podem ser adicionadas juntamente com a cera e misturar tudo homogeneamente de uma vez só.
Para mais informações sobre como fazer velas coloridas, consulte o nosso guia: GUIA DE CORES PARA FAZER VELAS COLORIDAS
Velas com moldes
As velas podem ser feitas em moldes, mas devido à sua composição ser maioritariamente de óleos vegetais, estas têm um ponto de fusão inferior.
Por isso não devem ser queimadas sem um recipiente/copo adequado, sob risco de a vela se desfazer e colocar em causa a segurança da queima. Por essa razão, recomendamos que utilize sempre um recipiente para fazer a vela.
Pavios
O pavio correto irá depender do tipo e tamanho da sua vela.
Para mais informações sobre a utilização recomendada da nossa gama de pavios, consulte o nosso guia: COMO ESCOLHER O PAVIO CERTO.
O pavio deve ser colocado, com a ajuda do suporte de pavios, quando se verificar o aparecimento de turvação e aumento da viscosidade na cera, sinais que indicam o início do processo de solidificação. O tempo pode variar consoante a temperatura ambiente e tamanho da vela.
Para mais informações sobre fazer uma vela, consulte o nosso guia: COMO ESCOLHER O PAVIO CERTO.
O abatimento da cera junto ao pavio ocorre com mais frequência em velas de maior dimensão.
Isto ocorre porque a cera arrefece e solidifica primeiro nas áreas em contato ao exterior (paredes e topo da vela). O interior acaba por não conseguir sustentar a cera sólida do topo e abate.
Sugestões para corrigir o abatimento:
1 – pode utilizar pistola de calor ou um secador de cabelo derretendo a zona do abatimento.
2 – em alternativa colocar novamente no micro-ondas por períodos curtos (30 segundos) até a superfície ficar nivelada e deixar arrefecer.
Sugestões para evitar o abatimento:
1 – fazer 2 enchimentos, encher primeiro o copo a 2/3, deixar arrefecer e só depois perfazer o resto
2 – quando o recipiente é transparente, o 2º enchimento deve corresponder apenas a uma fina camada de cera que se verterá no topo da vela junto ao pavio, para que não se note a linha dos enchimentos.
– CUIDADOS E SEGURANÇA –
Os nossas velas foram rigorosamente testadas em laboratórios independentes e acreditados, cumprindo todas as normas europeias de qualidade e segurança para o consumidor e para o ambiente.
Para cuidar das nossas velas, apare o pavio da vela para 5mm de altura, antes ou depois de cada utilização e deixe a vela arder durante intervalos de 3-4 horas máximo, ou até que se tenha formado uma piscina de cera derretida completa no topo da vela.
Para prolongar a força e qualidade das fragrâncias das nossas velas, mantenha-as fora do contacto direto com a luz solar, calor e humidade. Nos nossos recipientes com tampa, feche-as quando não estão a ser utilizadas.
Para mais informações, consulte o nosso guia: COMO QUEIMAR VELAS CORRETAMENTE E COM SEGURANÇA
Podem existir diversos motivos:
1 – A vela pode estar exposta a uma corrente de ar, tornando a chama instável, originando a emissão de partículas de carbono que não foram consumidas.
2 – Coloque a vela num local de superfície lisa e arejado, mas sem correntes de ar.
3 – O pavio pode ter acumulado bolbos de carbono (cogumelos) por não ter sido aparado ou devido ao tempo de queima contínua a que foi sujeito.
Apague a vela com o apagador, quando a cera arrefecer apare o pavio e evite exceder 3-4h de queima contínua.
4 – O pavio utilizado é demasiado forte para o diâmetro da vela, resultando num excesso de fluxo de cera que ascende ao pavio e numa chama com dimensões excessivas.
Quando fizer as suas velas certifique-se que usa o pavio adequado.
Para mais informações, consulte o nossos guias: COMO ESCOLHER O PAVIO CERTO. e COMO QUEIMAR VELAS CORRETAMENTE E COM SEGURANÇA
Para evitar isto, é importante que se faça o primeiro acendimento corretamente. Acenda a sua vela e deixe-a queimar por um tempo suficiente para que a superfície da vela derreta e evitar o “tunelamento” – termo utilizado quando uma camada de cera sólida junto ao recipiente que não derrete durante a queima.
Após a sua primeira utilização, tente evitar acender a vela durante curtos períodos para evitar o “tunelamento” mais tarde. Contudo, certifique-se de evitar queimar a vela durante mais de 4 horas de cada vez, e deixe-a arrefecer durante pelo menos 2 horas antes de a acender novamente.
Outro motivo, para velas DIY, pode ser o pavio não ser o tamanho adequado para o tamanho/formato do recipiente da vela.
Para mais informações, consulte o nossos guias: COMO ESCOLHER O PAVIO CERTO. e COMO QUEIMAR VELAS CORRETAMENTE E COM SEGURANÇA
– ENCOMENDAS, ENVIOS E DEVOLUÇÕES –
Encomendas
Para encontrar localmente os seus produtos The Greatest Candle favoritos, consulte o nosso Mapa de Lojas para obter a lista de revendedores The Greatest Candle na sua área.
Se houver uma loja local em que gostaria de nos encontrar, informe-nos enviando um e-mail para info@oil2wax.com.
Os nossos meios de pagamento disponíveis são:
Portugal: Transferência Bancária, Cartão Multibanco e/ou de Crédito, PayPal.
Restantes Países: Transferência Bancária, Cartão de Crédito, PayPal.
Envios
Enviamos para Portugal, incluindo para o Açores e Madeira.
Também fazemos envios Internacionais, em que os valores e prazos de entrega dependem da transportadora selecionada. Esta informação é fornecida durante o processo de compra.
Se não existirem ruturas de stock os nossos prazos de entrega são:
Portugal Continental: até 5 dias úteis.
Restantes Locais: entre 5 e 8 dias úteis podendo variar entre países.
Para mais informações, consulte os nossos TERMOS E CONDIÇÕES.
Temos o cuidado de embalar os nossos produtos de forma segura. Mas ocasionalmente, apesar dos nossos melhores esforços, durante o transporte pode ocorrer situações que não temos controlo.
No caso de algo chegar danificado, por favor envie-nos pelo email info@oil2wax.com uma foto ou descrição do problema, no prazo de até 24h após a entrega.
Trocas e devoluções
Sim. Faremos o nosso melhor para acomodar alterações ou cancelamento até a encomenda começar a ser processada.
Se precisar de alterar a sua encomenda contacte o nosso Apoio ao Cliente pelo email info@oil2wax.com, no prazo de até 24h após o pagamento.
Sim. Dispõe de um prazo de 30 dias a partir da data de receção, para proceder à devolução da sua encomenda.
Todos os produtos que devolver devem estar nas mesmas condições em que os recebeu, na caixa original e acompanhados de todos os acessórios que os constituem.
O reembolso do valor da sua compra será efetuado, após a validação do cumprimento das condições, no prazo de até 30 dias.
Todos os custos de envio são da responsabilidade do comprador.
Para fazê-lo contacte o nosso Apoio ao Cliente pelo email info@oil2wax.com.
Para mais informações, consulte os nossos TERMOS E CONDIÇÕES.
